Resumo da
Pré-Campanha

Reginaldo Bacci é um homem experiente que conhece mais de 50 países, que trabalhou na Receita Federal e na iniciativa privada. Sua experiência aponta para a necessidade de Pelotas e Zona Sul construírem um projeto de desenvolvimento econômico e social capaz de gerar empregos e renda para todos, e para tanto, faz-se necessário uma articulação de todos os atores envolvidos, para devolver a Pelotas e a região sul do estado do RS a dignidade e a qualidade de vida que todos merecem.

Quem conhece, confia!

Habilidade/Proposta: Comunicação

Acredito, desde sempre, na necessidade de uma profunda mudança no sistema político da representação e de uma política inovadora! Os partidos atuais não oferecem espaços para a defesa destas mudanças. Radicalizar a democracia! Assim, dizia o líder Leonel Brizola, significa chegar a sua raiz, entregando ao povo o que dele emana, todo o poder e a riqueza que ajuda, com o seu trabalho, a construir. Para tanto é necessário um novo modelo de desenvolvimento econômico e social que esteja fundamentado na riqueza sociocultural do nosso povo, na biodiversidade de nosso país e na necessidade da equidade (todos devem ter acesso aos bens e a Justiça) com equilíbrio e bom senso na produção e distribuição de nossas riquezas. (sustentabilidade). Eu posso e quero liderar esse processo.

Habilidade/Proposta: Experiência

Acredito que a primeira ideia a ser compreendida por todos para que a transformação seja real é da sustentabilidade que precisa ser entendida em várias dimensões da vida humana: (i) social, (ii) ambiental, (iii) econômica, e (iv) cultural, entre outras. É preciso adequar o discurso com a prática para que se tenha coerência, portanto, temos que debater e aprofundar qual o modelo de desenvolvimento econômico e social queremos para nossa cidade, para nossa região, para o nosso país, e como incentivar e organizar os arranjos produtivos locais/regionais econômicos e sociais para que possamos colocar em prática o que realmente acreditamos. Temos um grande desafio para enfrentarmos neste pleito: instigar novos processos, unir forças/atores e a criatividade dispersas para colocá-los a serviço da construção da cidade/região que queremos e a nossa indignação deve ser a força da transformação das ações políticas pretendidas. Eu acredito que estamos prontos e que estou maduro para liderar esse processo.

Habilidade/Proposta: Vontade

Eu acredito e aposto na fraternidade e na generosidade, em formas inovadoras de saberes e conhecimentos, elaboradas individual e coletivamente. A política deve ser um espaço de servir e para servir aos outros, a generosidade, a solidariedade e a fraternidade são essenciais. Não tenho respostas prontas, mas tenho certeza de que este é o caminho que quero percorrer para construir respostas às indagações do presente e do futuro. E quero fazê-lo com todos os trabalhistas filiados ou não ao PDT.

Habilidade/Proposta: Competência

Educação pública de qualidade em todos os níveis, integral, inclusiva, formadora de cidadãos comprometidos com uma vida social solidária e sustentável e preparados para os desafios de uma sociedade cada vez mais demandante de informação e conhecimento, como princípio fundante de uma verdadeira República baseada na igualdade de oportunidades para todos. Uma Educação transformadora, que requer o reconhecimento de todos os trabalhadores envolvidos. Garantir, desde o nascimento dos bebês, uma política de segurança alimentar, em parceria com nossas universidades, que propicie o crescimento integral, evitando que deficiências apareçam no futuro aluno. Não há educação sem alimentação. O PDT tem competência e experiência, pois já fez com Darcy Ribeiro, Leonel Brizola e outros.

Habilidade/Proposta: Transparência

Elevar os níveis de transparência e racionalidade no campo da Gestão introduzindo o conceito do Governo Aberto em Tempo Real, complementadas por um conjunto de ideias e propostas construídas com base nos Valores Humanos, em especial pela consciência do “servir”. Estamos propondo uma Administração Pública que supere velhos vícios e falsos dilemas, até aqui inibidores do desenvolvimento econômico e social sustentáveis. Investir em TI racionalizando e agilizando processos. Dizemos NÃO ao loteamento de cargos, e SIM a eficiência dos serviços públicos; NÃO a exclusão e SIM a inclusão social; NÃO a omissão e SIM a atitude; NÃO ao atraso e a estagnação e SIM para o desenvolvimento econômico e social de Pelotas e Região. O papel da Administração Pública como articuladora de todos os atores (políticos, econômicos, sociais e do conhecimento) é fundamental para o salto de qualidade que a cidade/região precisa. Eu posso e quero liderar esse processo.

Conheça

Minha
História

1978

Reginaldo Bacci nasceu e se criou em Pelotas teve sua infância e adolescência na "Várzea" entre a "Vila do Sapo" e a "Baixada". Concluiu o estudo médio no Colégio Municipal Pelotense.

1979

Ainda jovem foi emancipado para tirar passaporte e partiu para uma viagem que durou 5 anos. Viajou pela América Latina, Caribe, Europa e África. Neste período trabalhou de ajudante de pedreiro, pintor, barman e garçom nos países em que morou, em particular, no Gran Ducado de Luxemburgo.

1983

Retornou ao Brasil e foi trabalhar no "Pico do Papagaio/TO" onde atuou nos movimentos sociais e culturais na defesa daqueles que mais precisavam, em particular os movimentos campesinos.

1985

Voltou para Pelotas para estudar Economia na UCPEL (1985) e Direito na UFPEL (1986). Participou da reconstrução da UNE em 1986. Foi presidente do DA de Economia da UCPEL e Diretor do Centro Acadêmico Ferreira Viana do Direito da UFPEL 1988 e Presidente do Diretório Central de Estudantes da Católica em 1987.

1987

Aprovado em concurso público para a Carreira de Auditoria da Receita Federal assumiu em Pelotas e atuou em toda a região. Foi Agente da Receita Federal em Canguçu, trabalhou na Superintendência da Receita Federal em Belo Horizonte e no Ministério da Fazenda em Brasília/DF.

1993

Foi eleito presidente do Sindicato Nacional dos Analistas Tributários da Receita Federal do Brasil. Mudou-se para Brasília para dirigir o sindicato. Depois de deixar o sindicado, foi eleito em 1996 coordenador geral do Fórum de Carreiras e Categorias Típicas de Estado – Fórum CTE, que coordenava mais de 20 entidades federais, entre elas Receita Federal, Previdência, Polícia Federal, Banco Central e carreiras jurídicas, entre outras.

1999

De volta a Receita Federal trabalhou no Ministério da Fazenda em Brasília, exercendo diferentes funções nas áreas de fiscalização, arrecadação, tributação e logística. Tendo atuado junto ao Gabinete da Receita Federal do Brasil sob o comando do Secretário Everardo Maciel.

2003

Entrou de licença da Receita Federal em 2003 e montou escritório em Brasília e Porto Alegre, passou atuar como advogado tributarista em todo o país atendendo grandes empresas no DF, MG, RJ, SP, BA, MT e RS, o que faz até os dias de hoje.

2010

Militando como advogado foi eleito Conselheiro da OAB/DF, depois de ter atuado no Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/DF.

2022

Advogado militante, economista de formação, proprietário do Grêmio Esportivo Brazlândia - equipe de futebol profissional da 2ª Divisão do Campeonato de Brasília - apoia o esporte, a cultura popular e acredita no ativismo social das comunidades e trabalha com dezenas de projetos e entidades populares em Pelotas. Reginaldo Bacci é pai de três filhos - Junior, Laís e Lucas, avô da Alice de 5 anos - voltou para Pelotas em 2012 e atualmente mora no Laranjal, onde trabalha em home office.